DESENHO TÉCNICO – HISTÓRICO
RESUMO DAS AULAS - 1
DESENHO TÉCNICO – HISTÓRICO
Comunicação gráfica com registro em pintura rupestre.
Caçadores Cro-Magnon - à 35.000 anos
Anterior ao século XVIII, as construções eram realizadas sem qualquer registro, apenas o responsável pela construção sabia o que seria feito.
Edifício desenhado pelos Caldeus em fragmento de argila (2000 anos a.C.)
Leonardo Da Vinci (1452 – 1519) tentativa de representação – 3D
Gaspard Monge Método Diédrico – (1746 – 1818)
No século XVIII, a partir da revolução industrial e do surgimento da tecnologia, houve a necessidade de antecipar o que seria feito na obra para prever o formato e a forma, com isto, começou ser incorporado o saber científico como forma de resolver problemas e vencer desafios estruturais e construtivos. Textos foram introduzidos nos desenhos de concepção, fundamentados em conhecimentos científicos formais.
No século XVIII e XIX surgem as escolas de engenharia, como a “École Nacionale de Ponts et Chaussées”, primeira escola de engenharia do mundo (1747) na França, a Escola Politécnica em Coimbra, Portugal (1837), o “Politécnico di Torino” na Itália (1859).
A “Real Academia de Artilharia, Fortificações e Desenho” (1792) é a primeira escola de engenharia brasileira e que mais tarde se tornaria a Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1874).
“Com o tempo, com a evolução da técnica e os novos programas que a sociedade moderna instituiu, as construções tornaram-se mais complexas e surgiram o arquiteto e o engenheiro. O primeiro, projetando edifícios; e o segundo, os meios de construí-los”. (NIEMEYER, 1986).
INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO
OBJETIVO
O Desenho Técnico tem como objetivo desenvolver no estudante a capacidade de leitura e interpretação gráfica do meio tridimensional num meio bidimensional que é o plano; seja em folhas de papel ou na tela do computador.
- Quanto à aplicação, o desenho técnico é utilizado em várias áreas, a exemplo