HIstória do Desenho Técnico
O desenho é uma forma de representar graficamente visões, formas e ideias, podendo ser executado a mão livre ou por meio de instrumentos e aparelhos especiais. O desenho livre, aquele praticado pelos artistas, distingue-se do desenho técnico que segue normas de representação gráfica de entendimento internacional. A normalização do desenho surgiu como estratégia de padronizar as representações gráficas de modo que as soluções propostas possam ser entendidas.
O desenho é a arte de representar graficamente formas e ideias à mão livre, sob a forma de um esboço, ou com o auxílio de instrumentos, com a observância de certas normas. O desenho técnico torna-se assim, o elemento de expressão e comunicação, ou de ligação, entre o projeto (concepção) e a execução.
Para Ulbricht** o desenho técnico é uma linguagem de expressão gráfica que permite a transmissão de informações técnicas entre indivíduos.
O desenho técnico é a única forma eficiente e segura de transmitir ideias e soluções para os projetos de qualquer ramo das engenharias. Por isso, os currículos dos cursos de engenharia possuem esta disciplina em sua programação.
A disciplina de Desenho Técnico, mesmo fazendo parte das matérias do básico das engenharias, é uma ferramenta imprescindível para formação profissional dos engenheiros que utilizam o desenho para criar, transmitir, interpretar e analisar informações.
Os fundamentos do desenho técnico são universais. Ou seja, independem da cultura e das legislações dos países, de forma a facilitar a globalização do conhecimento. Por isso, o conhecimento das normalizações que rege a disciplina de desenho técnico complementará a formação do engenheiro.
**ULBRICHT, S.M. Análise dos conceitos fundamentais do desenho técnico face a implementação parcial de um modelo teórico de ensino inteligente auxiliado por computador.1992. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção,