Desenho tecnico
Vitória da Conquista – BA
2014
1.0 Cotagem
Na área técnica, o meio utilizado para expor o resultado de um projeto resultante de estudos e cálculos é o desenho técnico e, assim sendo, os profissionais técnicos, de qualquer modalidade, no mínimo precisam estar preparados para elaborar esboços cotados. Cotagem é uma forma de representar, isto é, definir com exatidão as dimensões e posição dos diferentes elementos de uma determinada peça. A cotagem requer conhecimento das normas técnicas e princípios. Uma contagem incorreta ou ambígua pode causar grandes prejuízos na fabricação do produto, pois ela defini as dimensões que são constituídas de linhas de chamada, linha de cota, setas e do valor numérico em uma determinada unidade de medida conforme a figura do slide a seguir.
1.1 Regras para a Cotagem
As linhas de centro ou as linhas de contorno podem ser usadas como linhas de chamada, conforme mostra a figura.
No entanto, é preciso destacar que as linhas de centro ou as linhas de contorno não devem ser usadas como linhas de cota.
Na cotagem de raios, o limite a cota é definido por somente uma seta que pode estar situada por dentro ou por fora da linha de contorno da curva.
Os elementos cilíndricos sempre são dimensionados pelos seus diâmetros e localizados pelas suas linhas de centro.
1.2 Modelo de Cotagem
Sempre que possível, as cotas devem ser colocadas alinhadas.
1.3 Símbolos utilizado na cotagem:
Em contagem, existe um conjunto de símbolos, denominados símbolos complementares de cotagem, que permitem identificar diretamente a forma de alguns elementos, melhorando a interpretação do desenho. 2.0 Sistemas em desenho técnico
Sistema CAD
A evolução dos equipamentos de informática e dos sistemas de informação a que se assistiu nas duas últimas décadas os processos e métodos de representação gráfica, utilizados pelo Desenho Técnico no contexto industrial, tenham