desenho tecnico
1. Para traçar linhas retas
Linhas retas são traçadas, usando-se a borda reta da regua T ou um dos esquadros. Para linhas menores, um esquadro é mais conveniente.
Para traçar uma linha reta através de dois pontos (fig. 3.1), coloca-se a ponta do lápis em Q e se traz o esquadro( ou a regua T) junto à ponta do lápis. Então, usando-se este ponto como apoio, move-se o esquadro até que sua bordaesteja nivelada com o ponto P, e traça-se a linha.
Para traçar uma linha reta, através de dois pontos, método alternado(fig.3.2), alinha-se o esquadro ou regua T com os pontos P e Q, e traça-se a linha.
2. As linhas paralelas podem ser traçadas em qualquer posição. Horizontais ou verticais paralelas são muito comuns. As horizontais são traçadas somente com a reguaT, as verticais com a regua T e o esquadro. Os casos gerais (ângulos qualquer) estão mostrados nas figs. 3.3 e 3.4.
Para traçar uma linha reta através de um ponto, paralela a outra linha (fig.3.3), ajusta-se o esquadro á linha dada AB, tendo um segundo esquadro como base. Desloca-se o esquadro alinhado para sua posição no ponto P e traça-se a llinha desejada.
Para traçar uma linha reta à determinada distancia, e paralela a outra linha (fig.3.4), traça-se um arco de circuferencia com a distancia R como raio e em algum ponto da linha AB como centro. Então, ajusta-se um esquadro à linha AB, tendo um outro esquadro à linha AB, tendo um outro esquadro como base. Dirige-se o esquadro alinhado para uma posição tangente ao arco do circulo e traça-se a linha desejada.
3. Para traçar linhas perpendiculares
As perpendiculares ocorrem frequentemente, principalmente em relação a uma linha horizontal ou vertical (fig. 3.5), mas podem ocorrer em outras posições (fig. 3.6). O ângulo de 90° de um esquadro é utilizado na construção de uma perpendicular.
Para construir uma perpendicular a determinada reta (quando esta for horizontal, fig. 3.5), coloca-se um esquadro na regua T, como está mostrando na figura,