Desenho tecnico
Muitas vezes o desenho não é tão valorizado dentro da engenharia. De fato o desenho é uma ferramenta imprescindível para o nosso dia-a-dia.
A comunicação gráfica
A comunicação gráfica vem dez do começo da humanidade. “homens das cavernas” que usavam as gravuras como forma de se expressar e comunicar antes mesmo que se consolidasse uma linguagem verbal. A comunicação gráfica continuou a ser usado ao longo da evolução da humanidade por varias civilização (egípcio chinês e outros que usavam o desenho também como linguagem).
Desenho técnico e artístico
Entre os suportes artísticos tradicionais, três deles manifestam-se em duas dimensões: o próprio desenho, a gravura e a pintura. Nesse caso o artista não vai dar grandes informações sobre o objeto, tais como altura, largura, material.
Já no desenho técnico ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto Para conseguir isso, deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas.
Geometria descritiva e o desenho técnico
Gaspard Monge desenvolveu um método para aplicação da geometria aos problemas da construção. Ele introduziu dois planos de projeção perpendiculares entre si para descrição gráfica dos objetos sólidos. Estas técnicas foram generalizadas num sistema chamado Geometria Descritiva ou sistema de Projeções Ortogonais, no seu tratado "Geometrie Descriptive", 1795. A Geometria Descritiva fornece ao desenho técnico a base geométrica do estudo das relações espaciais que as formas tridimensionais apresentam em projecção, não visando expressivamente a solução de problemas técnicos. Mas é o desenho técnico que concretiza no plano do desenho, a descrição rigorosa das formas dos objetos, como meio de comunicação entre quem os projecta e quem os fabricam ou constrói.
O desenho técnico: modos de representação
Perspectivas
A representação vulgarmente designada para ter