Desenho livre
INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO ESTUDO DE PROJETO DO T.F.G
(TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO)
INTRODUÇÃO
O tema proposto para o desenvolvimento do Trabalho final de graduação (TFG) é habitação multifamiliar, focada especialmente no público estudantil do ensino superior da cidade de Campinas/SP.
A localização do projeto projeto se dá em uma área pouco habitada, o centro da cidade de Campinas, onde os usos mais evidentes são comércio e serviço.
Uma das propostas do projeto é a de retomar o centro para o uso de habitação, uso pouco recorrente, mas que já foi muito mais explorado nas décadas anteriores e a partir desde projeto, tornar-se um exemplo para arquitetos e urbanistas, trazendo mais projetos habitações para a centralidade, a fim de propor um re-uso habitacional onde outrora foi muito forte.
Para poder realizar este estudo, foram utilizadas diversas leis e normas vigentes na cidade de Campinas, que regulam a construção de edificações de qualquer teor, independemente de onde esteja situado o projeto em estudo.
Na página seguinte, encontram-se as leis, normas e regulamentações que foram utilizadas para estudo do projeto de habitação estudantil, assim como o mapa de macrozoneamento e zoneamento da área escolhida para o projeto.
1. MACROZONEAMENTO
Antes de qualquer intervenção na cidade, é preciso conhecer cada zona e quais os parâmetros de determinada zona, para que se possa usar os indices e dados da área corretamente.
Campinas é dividida, primeiramente, em macrozonas, sendo nove no total.
Cada macrozona possui suas próprias diretrizes de desenvolvimento urbano e planos locais, que são os detalhamentos dos objetivos, diretrizes e normas, definidos no Plano Diretor e no Estatuto da Cidade, para cada macrozona, com as seguintes finalidades:
Adequar os parâmetros de parcelamento, uso e ocupação do solo as condições ambientais, urbanísticas e sócio-ambientais;
Detalhar as políticas setoriais;