Apostila desenho a mão livre
O desenho pode ser definido como a interpretação de qualquer realidade, visual, emocional, intelectual, ou outra, através da representação gráfica.
O Desenho à mão livre assenta em quatro conceitos básicos: Enquadramento, Composição, Perspectiva e Proporções.
O desenho é sobretudo um meio para se adquirir o domínio sobre os fundamentos do desenho (que não são regras), sobre a percepção visual e sobre o espaço no qual se desenvolve, seja ela bi ou tridimensional. No exercício do desenho desenvolve-se o pensamento analógico e concreto, o senso de proporção, espaço, volume e planos além de outros elementos da linguagem gráfica tais como: linhas, textura, ponto, plano, estrutura, valores tonais, claro & escuro, sombras, cor, composição e noções de perspectivas.
Desenho à mão livre TIPOS DE DESENHO desenho à mão livre: utilizado para desenvolvimento de projeto. desenho técnico: utilizado para comunicação de projeto finalizado.
Desenho à mão livre
Objetivos do desenho à mão livre: • desenvolvimento de projeto;
• comunicação de idéias em fase embrionária.
• utilizado durante o processo criativo.
esboço (croquis)
Desenho à mão livre
"How do I know what I think until I see what I say?" (E. M. Foster)
Desenho à mão livre
Os materiais de desenho
Uma das alegrias do desenhista é a variedade de materiais que as lojas especializadas oferecem. No entanto, para aprender a desenhar precisa-se de muito pouco. O bom desenhista sabe explorar as muitas possibilidades que um único material oferece. Quem aprende a dominar um determinado material, explorando-o ao máximo, têm a possibilidade de empregar muitos outros em toda a sua potencialidade.
Os lápis são fundamentais. Dependendo da técnica utilizada, eles farão muita diferença no resultado final. A diferença de um bom lápis para um comum está na sua consistência. Geralmente lápis comum, tem uma ponta mais rija, tornando mais difícil o sombreado. A grafite do lápis é composta por