Desemprego
Na sociedade em que vivemos nos deparamos com diversos problemas sociais, principalmente as classes mais baixas. Um desses problemas é o desemprego que afeta a população mundial.
No Brasil, ainda é grande a taxa de desemprego. Sabemos que em qualquer família pode ter alguém desempregado. Essa é uma realidade que está muito próxima de cada um de nós. O desemprego causa vários problemas: para o desempregado, para a família e para o Estado. Para o cidadão desempregado e sua família, a falta de trabalho provoca insegurança, indignidade, aquela sensação de inutilidade para o mundo social. Daí a importância da discussão do tema em estudo em sala de aula, pois a escola tem grande parcela de responsabilidade sobre a formação profissional do aluno e a falta de educação é uma das principais causas de desemprego.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
• Estudar e discutir a partir dos conhecimentos do discentes os fenômenos sociais, com ênfase no desemprego.
2.2 Objetivos Específicos
• Refletir sobre a relação intrapessoal e interpessoal que se estabelece entre a sala de aula, a escola, a comunidade e a sociedade.
• Analisar os impactos sociais que o desemprego trás para sociedade.
• Discutir os principais fatores que ocasionam o desemprego.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 Desemprego
Desemprego é a medida da parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego. Esse fenômeno social é observado principalmente em países subdesenvolvidos cujas economias não conseguem suprir o crescimento populacional. Um agravante é a crescente mecanização e informatização dos processos de trabalho, acabando com cargos que antes eram desempenhados por pessoas sem instrução/qualificação e, agora, por exigirem conhecimento e formação, acabam excluindo muitos trabalhadores do mercado.
Desemprego natural
Segundo os preceitos da economia Neoclássica, o desemprego natural é a taxa para a qual uma economia caminha no longo prazo, sendo compativel com o estado