Desemprego
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA..................................................................4
3.1 Enfrentamento da Problemática.............................................................................6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Neste trabalho é feita uma análise de uma problemática, resultante de um conjunto de expressões da desigualdade social, o desemprego e suas consequências sociais. As causas e o que se pode fazer para reverter essa situação, cada vez mais presente na sociedade capitalista. É relatada a situação que acontece no estado de Santa Catarina e o enfrentamento da problemática.
DESENVOLVIMENTO
Em uma sociedade marcada pela desigualdade social e supervalorização do capital, a população desempregada é uma expressão da questão social muito difundida na sociedade brasileira.
A questão social é entendida segundo Iamamoto como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (Iamamoto,1999, p. 27)
Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiro desempregados. A economia tem crescido, mas não é suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. À falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas. Em Santa Catarina, é grande a preocupação dos trabalhadores,