desemprego
Este trabalho é uma colaboração que oferecemos ao debate das reformas tributária, previdenciária, política, sindical e trabalhista. Ele é fruto de uma reflexão amadurecida ao longo de mais de 10 anos, feita a partir de discussões realizadas em diversos seminários e conferências com especialistas e com diferentes segmentos da sociedade.
É um trabalho que visa oferecer novos elementos aos debates, dirigido à apreciação dos partidos políticos, de parlamentares, de autoridades da administração pública e de interessados na matéria.
Neste trabalho procuramos expor as razões das propostas, assim como o entendimento de que as questões tributária e previdenciária, hoje, são as duas faces de uma mesma moeda.
Daí a apresentação das duas questões em um só bloco, acompanhado de dois projetos de Emendas Constitucionais, que seguem em anexo. A idéia central da proposta é de simplificar o sistema tributário sem perdas de receitas, priorizando poucos tributos, mas com elevada capacidade de arrecadação e desonerando a produção. Ao mesmo tempo, procura-se concentrar as competências de tributar de forma mais racional, ou seja:
- a UNIÃO fica com a tributação da renda e cobrança dos impostos regulatórios;
- os ESTADOS ficam com a tributação do consumo, com legislação nacional unificada, facultada a criação do imposto sobre vendas a varejo;
- os MUNICÍPIOS ficam com a tributação da propriedade. Quanto às reformas política, sindical e trabalhista, procuramos nos concentrar somente nas mudanças que nos parecem mais importantes. Ao entregar essas propostas às autoridades públicas, esperamos contar com atenção de todos que dela tomarem conhecimento, externando, desde já, o nosso agradecimento.
O DESEMPREGO NO BRASIL E NO MUNDO
O desemprego não e um problema só no brasil, ele ocorre na Europa e em toda a parte do mundo. Exetuando-se os Estados Unidos, onde a questão está minimizada pelo longo periodo de crescimento da economia durante o governo de Bill