Desempenho Motor
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA – FAEF
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF
ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
DESEMPENHO MOTOR
Alexandre Alves
Aristóteles Marzille
Diogo
Stella Lira
Mossoró/RN
2010
INTRODUÇÃO
No estudo de Desempenho Motor de Crianças, trabalhamos com artigos que versavam sobre diversos aspectos como sócio-afetivo, motor, cognitivo e também os aspectos biológicos e fisiológicos.
No estudo de aptidão física, fatores estruturais influenciam nos resultados do desempenho motor das crianças, já que diferentes condições ambientais para praticantes regulares de atividades físicas ajudam na obtenção de melhores resultados. As diferenças nas áreas sócio-econômicas mais privilegiadas e menos privilegiadas, mostrar diferenças nos resultados entre as crianças das duas populações.
Hoje, estudos comprovam que cada vez mais, aumenta o numero de crianças sedentárias, devido à falta de pratica de atividades físicas fora de casa. Isso se justifica devido à violência que assola o mundo atual, obrigando crianças e adolescentes a procurarem práticas sedentárias, tais como televisão, videogame, passar o dia em frente ao comutador e outras, transformando-os na grande maioria em indivíduos obesos.
Esse decréscimo da pratica de exercícios físicos está diretamente ligada a um reduzido desempenho motor e ao excesso de gordura corporal em crianças e adolescentes. Obesos, esses indivíduos apresentam baixo rendimento em testes motores.
No desenvolvimento motor (combinação do controle motor, afetivo, social e cognitivo), pode-se observar que a genética e o treinamento são elementos influenciadores da capacidade física. Agilidade, coordenação motora e força muscular, são capacidades de maior importância. A velocidade é definida como a transferência do corpo de forma rápida e eficiente ligada a outras capacidades como força e técnica. Coordenação motora mobiliza a ação coordenada