desempenho motor
A diferenciação primaria masculino – feminino é inevutavek na nossa sociedade , servindo de base a estruturação social e as relações entre os membros dessa sociedade.
Logo apartir do momento do nascimento , a categoriazação “menino” determinara grande partre das caracterisricas de interação entre a criança e o envolvimento desecadeando um rocesso de socialização diferencial, no qual a criança vai aprendendo e adiquirindo as normas e valores definidos previamente como adequadas e desejáveis para a sua categoria sexual.
Neste âmbito , uma das questões mais pertinentes que poderíamos colocar é : porque estereótipos de gêneros existem nas atividades físicas e desportivas ( interrogação)
O resumo das características das atividades permite-nos constarque as atividades tradicionalmente masculinas possuem características destintas das aividades femininas.
Os estudos evidenciam avaliações e espectativas diferenciadas quanto a competecia de rapazes e de moças nas varias atividades.
Objetivo do estudo, mostrar e estigar a forma como as crianças precepcionam algumas atividades lúdico – motoras, relativamete ao sem nivel de apropriação ao gênero e nível de desempenho motor de gênero, procurando relações entre a intensidade e a direção destas percepções e as variáveis de sexo, idade e meio sociocultural.
Metodologia
Participaram 274 crianças ( 137 rapazes e 137 moças),as amostras parciais estavam distribuídas pelas variáveis sexo, grupo idade e meio sociocultural.
Instrumento de pesquisa
Para a analise da preparação do nível de apropriação ao gênero ( PNAG).
Consiste numa listagem variada com ordenação aleatória, de 33 atividades lúdicos motoras, e numa escala tipo likerd, com 5 nives de reposta onde, para cada atividade é atribuído um nível de apropriação ao gênero. Todas as atividades possuem um nível de significatividade e representativivdade das crianças com as idades