desempenho da leitura
DIRCE FALCÃO
RAQUEL MACHADO SANTANA
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, que por sua imensa misericórdia nos concedeu mais uma vitória nessa etapa de minha vida.
Aos nossos filhos e esposos, que me apoiaram e nunca mediram esforços para me ajudar, sofrendo e se alegrando comigo a cada derrota e vitória.
A nossa querida família que nos incentivaram a conquistar este titulo desejado.
À amigas do curso, em especial pela amizade e cumplicidade que tiveram ao longo destes anos.
A nossa professora e orientadora Mariza pelo constante apoio intelectual e moral.
A todos os professores que direta ou indiretamente colaboraram com o desenvolvimento deste trabalho, que sempre estavam dispostos a esclarecer minhas dúvidas.
RESUMO
A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidades que são mobilizadas pelo leitor, antes, durante e depois desse ato. As atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura de livros são construídas, seja no convívio familiar através do exemplo dos pais e outros parentes; ou na escola, instituição oficial de divulgação do conhecimento, por meio da mediação do professor e de atividades voltadas para as práticas de leitura. Nesse contato com o prazer literário, não é pré-requisito saber ler, pois a criança pode acompanhar leituras feitas pelo professor, manusear livros e outros impressos, tentando ler ou adivinhar o que está escrito; nesse momento, o nível de interesse é muito grande porque abarca a curiosidade de conhecer o desconhecido. Na escola, um dos principais problemas reside em transformar o interesse ou gosto pela leitura em paixão pelas letras. Em outras palavras, a meta é levar o educando a condição de sujeito-leitor, ou seja, torná-lo competente para compreender, interpretar e criar, a partir