JOHN WESLEY
Aluno: André Borges Aires
Mestre: Pra. Débora
Data: 25/08/2013
O líder se desenvolve ou já nasce com herança genética para liderar
Escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os constituiu por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. Estes julgaram o povo em todo tempo; a causa grave trouxeram a Moisés e toda causa simples julgaram eles. (Êxodo 18:25-26)
Quando este assunto foi elencado em sala de aula esta foi à primeira passagem da bíblia que veio em meu coração. Falar de liderança é falar do reino de Deus, para mim todos podem ser líderes, independente de personalidade, classe social ou qualquer outra limitação física ou emocional. O que determinará o êxito na liderança de alguém é o coração deste líder, temos inúmeros exemplos na bíblia de pessoas que foram recusados pelos homens e aceitos por Deus, e Ele os estabeleceu. Todos são líderes em potencial e essa chamada deve começar em primeiro lugar em nossa casa. Davi é um grande exemplo para nós, pois, mesmo tão jovem conseguia responder as responsabilidade dadas por seu pai, seja cuidando e defendendo o rebanho ou levando alimentos para os irmãos na guerra. Não conseguirei liderar alguém se não conseguir liderar o meu eu, a fim de alinha-lo a liderança externa que Deus tem pra mim. Só pode liderar quem se submete a uma liderança. Deus quer colocar cada cristão por cabeça nesta geração, mas devo me submeter ao processo de formação, sem atalhos. Temos exemplos de sobra na bíblia do que Deus pode fazer através daqueles que se submetem.
Moisés era gago, mas liderou o êxodo do Egito.
José foi vendido pelos irmãos como escravo, mas tornou-se governador do Egito e em meio à fome salvou todos da sua casa.
Davi era o mais novo, mas conseguiu unir as tribos de Israel.
Pedro era impulsivo e inconstante, mas comandou a igreja de Jesus no primeiro século.
E o que falar também de Gideão, Jefté, Débora, Ana, Josafá, do