Desde que o ser humano possui a capacidade de raciocinar
Devido à necessidade de controlar rebanhos, pastores do antigo Egito criaram um sistema primitivo de contagem baseado em equivalência, onde cada animal era equivalente a uma pedra que juntas representavam uma soma.
Há 1500 anos foi criado o ábaco, um instrumento simples feito de barras e bolas usado por mercadores para fazer cálculos. Cada barra era equivalente a uma casa decimal e as bolas serviam como indicadores, ou seja, uma bola na barra da unidade equivale a um, na casa das dezenas equivale a 10 e assim por diante. Ainda hoje muitos ainda gostam de utilizar este instrumento.
Em 1614, o teólogo e matemático John Napier apresentou sua descoberta dos logaritmos. Logaritmo é o expoente que se deve elevar determinado numero constante para chegar a outro.
No ano de 1634, Blaise Pascal, matemático e filósofo francês, construiu o primeiro modelo da Pascaline, uma maquina que realizava cálculos do até oito algarismos. Esta maquina era um conjunto de rodas e engrenagens onde um operador inseria os valores a serem somados acionando rodas dentadas com algarismos de zero até nove, de modo que o resultado fosse exposto num mostrador. Cada roda representava uma coluna decimal, quando esta completasse uma volta, o mecanismo avançava um digito na roda a esquerda, de ordem decimal mais alta. Até pouco mais de vinte anos, modelos mais modernos da Pascaline, porem de mesmas características, ainda eram encontrados em escritórios de contabilidade.
Os Primeiros Modelos Comerciais de Computadores
Os modelos experimentais, (ENIAC e EDVAC), não foram produzidos comercialmente. Somente a partir de 1950, algumas empresas começaram a produzir computadores em série. Após esses modelos serem inventados, ao longo dos anos venho aparecendo o UNIVAC 1 em 1951 , logo