Relat Rio De Pesquisa
1 INTRODUÇÃO 2
2 CONCEITOS DE ALMA E MENTE 3
3 DIFERENÇAS ENTRE ALMA E MENTE 4
4 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Uma das principais questões filosóficas é a delimitação do “eu”. Vários filósofos durante a história abordaram diferentes pontos de vista da questão, entre eles, René Descartes, quem primeiro formulou a relação corpo-alma. O objetivo deste texto é entender mais sobre a alma e mente, descobrir o surgimento destes conceitos, e investigar as diferenças tendo como ponto de partida a razão e a fé. A abordagem desta questão é para compreender uma pequena parte da grande pesquisa que ainda não possui conclusões definitivas sobre a alma e a mente. Além disso é importante para a busca do autoconhecimento.
O relatório irá demonstrar como as ideias amadureceram, dividido assim em duas partes. A primeira envolve conceitos, desde Platão à Descartes, sobre de que pode se constituir uma alma e uma mente, se as mesmas são abstratas aos olhos humanos, contidas em um corpo, o concreto. A segunda parte vai apresentar algumas diferenças encontradas nos termos, envolvendo novamente o corpo, e as suas funções, como a percepção.
2 CONCEITOS DE ALMA E MENTE
O uso da razão é o que nos diferencia dos demais seres vivos. Através de um cérebro superdesenvolvido somos capazes de raciocinar, criar e solucionar problemas filosóficos. Mas qual a origem do pensamento? Seria ele mero processo químico ou algo de origem mais elevada, como uma alma imortal? Os conceitos de alma e mente foram formulados e reformulados dezenas de vezes durante a história, passando por reformas religiosas e filosóficas, quase que atendendo as necessidades religiosas e históricas.
Platão foi o primeiro a assimilar a percepção de uma alma responsável pelo mundo das ideias. O mundo ideal segundo ele, refletia imagens perfeitas do mundo material. Essa ideia foi quase abandonada na idade média quando os filósofos cristãos desenvolveram sua própria teoria acerca da