Relat Rio Pesquisa Quantitativa
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS
DISCIPLINA DE PESQUISA QUANTITATIVA ALINE KRUGER
ANA ALICE MEIRELES
BIANCA FERRÃO
CAROLINA HERMANN
PRISCILA CASAGRANDE
PESQUISA SOBRE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES
SÃO LEOPOLDO
2014
RELATÓRIO: PESQUISA SOBRE QUALIDADE DE VIDA DOS UNIVERSITÁRIOS 1. Introdução
O grupo de pesquisa investigará qual a importância que os estudantes universitários direcionam para a qualidade de vida. Considerando a realidade diária deste público específico, uma vida com atividades físicas regulares e com alimentação qualificada pode ser inviável devido à rotina acelerada, à falta de tempo ou até mesmo por questões financeiras. São jovens que, na grande maioria, possuem uma vida agitada, que trabalham e que estudam, e possuem o dia comprometido. Logo, o tempo para dedicarse a si mesmos fica em segundo plano.
A questão financeira procurará analisar até que ponto este quesito é relevante na opção de hábitos, em vista de que uma alimentação de qualidade que prioriza alimentos orgânicos e/ou naturais, por exemplo, eleva o orçamento, já que os produtos com estas cartacterísticas são mais caros se adquiridos nos pontos de vendas tradicionais ou lojas específicas.
Uma das motivações para a escolha da temática é a identificação, por parte do grupo de pesquisa, com este tipo de rotina. O cotidiano delineado impõe, muitas vezes, uma forte adaptação: a redução de tempo e/ou a redução da qualidade dedicada aos hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos. Tornase inconveniente (quando não impossível) conciliar os compromissos regulares com a prática e manutenção de hábitos saudáveis.
Para a parcela de estudantes que