Relat Rio De Pesquisa
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
RELATÓRIO DE PESQUISA:
CONFORTO VISUAL: ADEQUAÇÃO DA ILUMINAÇÃO E USO DA COR
Disciplina: Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
Prof.: Marcelo José Doro
Acadêmico(a): Ana Júlia Dal Forno
Passo Fundo, maio de 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONFORTO VISUAL 4
2.1 A iluminação dos ambientes 4
2.2 O uso da cor 6
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A luz existe desde que a terra existe. Nos tempos primórdios, a iluminação utilizada era apenas a natural e há estudos que indicam Thomas Edison como o inventor da energia elétrica, por consequência, da iluminação artificial. A partir do advento da luz elétrica, as pessoas passaram a ser dependentes da energia elétrica, de modo que as fontes somente cresceram. Porém, esta dependência fez com que a luz natural fosse deixada um pouco de lado, pois as pessoas utilizam lâmpadas muitas vezes no dia e na noite.
Todavia, com a crise ambiental atual, a sustentabilidade ganhou foco, e como maneira de diminuir o consumo de energia e utilizar o que a natureza oferece sem destruí-la, projetos arquitetônicos buscam, cada vez mais, captar a luz natural de modo que torne os ambientes agradáveis e claros o suficiente para a permanência nos mesmos, tornando o uso da iluminação artificial menos necessário, isto é, utilizado apenas em grandes ambientes e nos períodos noturnos.
Sendo assim, para compreender a necessidade e as vantagens de uma boa iluminação é necessário que se tenha a consciência de alguns conceitos, como, por exemplo, o que é o conforto visual e a sua ligação com a iluminação. Contribuir para o esclarecimento desses conceitos é o principal objetivo deste relatório. Além disso, busca-se apresentar as vantagens de ter nas residências, escritórios e escolas uma boa iluminação e quais os efeitos causados a longa data. O relatório também explica de que maneira as cores influenciam nos ambientes, e