Thalita 08 04
1 INTRODUÇÃO
Considerando que a comunicação interna é essencial para se obter um bom relacionamento entre os funcionários e um ambiente de trabalho saudável, através do diálogo e da troca de informações, propõe-se a pesquisa aqui apresentada. (NÃO HÁ NECESSIDADE DE FAZER A INTRODUÇÃO AGORA)
1.1. JUSTIFICATIVA
Com o passar dos anos, as organizações passaram a se preocupar não somente com a comunicação externa, mas também com a comunicação interna, pois, passaram a perceber que o funcionário está inteiramente ligado ao sucesso da empresa do que qualquer outro público1.
Atualmente, a comunicação é um elemento importante no ambiente de trabalho e vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações, e não poderia ser diferente, haja vista que tudo está relacionado ao processo de comunicação. Pensando nisso, cada vez mais as instituições vêm incluindo a comunicação interna e externa no mundo corporativo, tendo em vista ser um instrumento indispensável para a obtenção de resultados e o sucesso de empresas e instituições sejam elas públicas ou privadas.
Dessa forma, verifica-se a necessidade da implantação de mecanismos de comunicação interna para que possa transmitir entre seus colaboradores a sua missão e valores, fazendo com que o individuo se sinta parte da organização, e para que isso ocorra, é necessário que os funcionários tenham maior participação nos processos da organização, independentemente do cargo ou função que desenvolvam.
Na Prefeitura de Maringá não é diferente, haja vista que o órgão vem desenvolvendo diversos tipos de comunicação interna, dentre eles o uso do mural, correio eletrônico e C.I eletrônicas, que são utilizadas para a comunicação entre setores da Administração. Portanto, este estudo visa mostrar as dificuldades de transmissão de informações dentro de uma mesma secretaria, haja vista que não há definição quanto à forma de