Desde Os Tempos Da Rep Blica Velha
Atualmente a economia da região sudeste também se apoia no forte turismo do Rio de Janeiro, na pecuária de Minas Gerais e no petróleo do Espírito Santo.
Ainda em relação à agricultura as culturas de plantio mais importantes são: A soja, a cana-de-açúcar, o milho, arroz, mandioca, feijão e café.
A economia do sudeste é bastante elevada. Um dos motivos para isso acontecer é o turismo, que é uma das atividades econômicas mais importantes da região. O maior responsável por isso é o Rio de Janeiro, que é sempre reconhecido por suas praias, e pontos turísticos tão famosos como o Cristo Redentor. São Paulo também e bastante importante para o turismo, sendo procurado muitas vezes em datas e eventos específicos.
Grande parte da economia também está voltada para a indústria. São Paulo, por ser o estado mais populoso do Brasil, tornou-se um importante parque industrial. Tem como principais atividades industriais siderurgia, metalurgia e petrolífera.
O Sudeste pertence a maior região geoeconômica do país, em termos econômicos. A agricultura pode-se encontrar em todos os estados da região. Os principais produtos agrícolas cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas.
A pecuária também é praticada em todos os estados da região. O maior rebanho é o de bovinos (bois) e o estado de Minas Gerais é o principal criador. Equinos (cavalos) e suínos (porcos) também são encontrados.
No Sudeste, é praticado muito o extrativismo mineral. Os principais minérios explorados são ferro, manganês, ouro e pedras