descobertas
No século XVIII ocorreram fatos importantes para o surgimento da sociologia, a revolução francesa e industrial que aconteceram neste século constituiu a instalação definitiva da sociedade capitalista, a palavra sociologia apareceu so no século seguinte, mais foi os acontecimentos das duas revoluções que tornou a sociologia possível.
O capitalismo foi mais que o surgimentos das maquinas a vapores, foi o surgimento do crescimento da população das cidades, tirando pessoas das fazendas para a cidade. Os que ficava era pra produzir seus produtos para comercializar na cidade, com o crescimento das cidades desorganizada, ocorreram momentos ruins, como o aumento de violência, suicido, criminalidade, e aumento assustador da prostiução. As condições dos trabalhadores era péssima, eles chegava a trabalhar ate 12 hr por dia sem férias e feriados, entre eles criança e mulheres, que ganhava bem menos que os homens.
So eram considerado sociólogo homens que era voltados para a ação, que desejava introduzir determinas modificações na sociedade. Eles era lideres, participava dos debates q envolvia as correntes liberais,conservadora e socialista. Eles não queria produzir novos conhecimentos sobre as condições de vida causada pela revolução, e sim, extrair orientações para manter, modificar ou reforma radicalmente a sociedade. Isso significa que os precusores da sociologia foram recrutados militares políticos, entre indivíduos e se envolviam com os problemas da sociedade.