descartes
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
NIVEL: GRADUAÇÂO
JUNIOR DA SILVA MOURA
INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CUIABÁ-IDH
Trabalho de pesquisa, elaborado com base no projeto de pesquisa de graduação, utilizado como quesito parcial de avaliação da disciplina Metodologia da pesquisa, ministrada pela Profª Mestre. Rhafael Borges, do Curso de Graduação em Geografia da UFMT.
Cuiabá-MT
2014
1. Tema:
Índice de desenvolvimento humano em Cuiabá – IDH
2. Problemática
Posição de Cuiabá no ranking do índice de desenvolvimento humano em relação aos demais municípios de Mato Grosso com base em indicadores de renda saúde e educação.
3. Objetivos
a. Objetivo Geral
Comparar o índice de desenvolvimento humano (IDH) de Cuiabá em relação às demais municípios de Mato Grosso.
b. Objetivos Específicos
Analisar os indicadores de renda, saúde e educação dos municípios de Mato Grosso das com base no relatório da ONU.
Investigar e discutir os processos de elevação ou redução dos indicadores de renda, saúde e educação dos municípios de Mato Grosso.
4. Justificativa
O índice de IDH foi criado pelas Nações Unidas para se contrapor ao critério de crescimento econômico como única forma de analisar o desenvolvimento de uma nação. Para o organismo, a educação e a qualidade de vida dos povos também devem ser usados para medir o desenvolvimento. O relatório de 2013 trás algumas modificações de metodologias em relação ao estudo de 2012 no que diz respeito aos valores máximos dos índices de expectativas de vida, média de anos de estudos, expectativas de escolaridades e RNB per capita (media de renda da população de um país)
O Brasil avança uma posição em 2013, é o 79° no ranking do desenvolvimento humano (IDH) calculado pela PNUD/ONU com base em indicadores de renda, saúde e educação. O índice de desenvolvimento do