Descargas
É conhecido que o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo o que requer uma atenção ainda maior por setores envolvidos na prevenção e combate de acidentes causados pelas descargas elétricas.
Em 1993 a ABNT iniciou estudos para atualizações nas normas que regulamentavam a instalação de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) as quias passaram a compor a NBR 5419/2001que foi revisada em 2005 culminando na NBR 5419/2005. A norma brasileira teve como referencia a norma IEC ( International Eletical Comission)
Tanto a empresa RF COM Sistemas, que é uma empresa especializada em comunicação sem fio e energia solar, como também os prédios da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a unidade armazenadora de grãos estão situadas em diferentes localizações geográficas e apresentam estruturas arquitetônicas com características próprias em todos os projetos a solução encontrada foi a utilização da Gaiola de Faraday. A metodologia proposta para solucionar os problemas consiste em primeiramente fazer um levantamento e incidência de raios na região para obter assim o numero de raios incidentes na área. Logo após encontrar esse numero pode-se obter qual o nível de proteção necessária segundo a NBR 5419/2005. Sendo constatado que a edificação necessita de proteção um SPDA é utilizado. O sistema de aterramento deve formar um caminho que conduz eletricidade assim como garantir continuidade elétrica e capacitar uma condução segura. A resistência do solo também foi considerada para selecionar os eletrodos e o tipo de aterramento, sempre de acordo com a NBR