descarga em gases
Entender o conceito de carga elétrica. Estudaremos a estrutura do átomo e as partículas portadoras de carga elétrica que o constituem. O que acontece com um próton em presença de outro próton, e que ocorre com os elétrons, e o que acontece entre um próton e um elétron.
Conheceremos o gerador Van de Graaff e eletricidade estática em geral. Quando o gerador Van de Graaff começa a carregar, ele transfere a carga para quem o estiver tocando e portanto entenderemos o fenômemo da carga elétrica.
Além disso, poderemos identificar os eletrodos ânodo e cátodo, classificar os gases dentro da família dos condutores, concluir a importância da pressão, que um gás é submetido, e também, a condição que a distância entre os eletrodos afeta sobre a capacidade de condução elétrica do gás. Assim poderemos descrever as condições necessárias para que se estabeleça uma descarga elétrica através de um gás a alta pressão.
Lista de Materiais
- Um gerador eletrostático do tipo Van der Graaff. O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio.
- Uma esfera metálica com bastão;
- Uma conexão com pinos banana.
Procedimentos da experiência
Ligando o sistema, aguardamos alguns minutos e aproximando a costa de uma das mãos na esfera maior; sentimos eriçar os pelos da mão, a esfera já se encontra bem carregada, aproximando a esfera menor a cerca de 1 cm ou um pouco mais da esfera maior, vemos a faísca elétrica entre elas. Os materiais que foram utilizados para a coluna podem o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles isolante, para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia através das escovas. A correia transporta essas cargas