Descargas em gases sob pressão atmosférica
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL3
Turma 3074
Experiência 2
9/3/2015
DESCARGAS EM GASES SOB PRESSÃO ATMOSFÉRICA Professor: Lourdes Alunos: Murilo Ramos Régis Silva Michele Andrade Marcello Galvão
INTRODUÇÃO
Será realizado neste relatório um experimento teórico sobre o fenômeno da descarga elétrica, desde como as cargas elétricas foram formadas entendendo fisicamente como transportadas as cargas através dos gases da atmosfera.
Para entendermos esse fenômeno teoricamente, vamos usar um gerador de cargas elétrico chamado Van der Graaff, sob determinada pressão e distância entre os eletrodos para haver a possibilidade de uma condução elétrica em um gás.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Ligar a chave da máquina geradora de cargas elétricas do tipo Van der Graaf. Ao ligá-la através do movimento da correia, estando a pressão das palhetas sobre a correia regularizadas, haverá um atrito entre a correia de borracha e as palhetas, formando cargas elétricas e de acordo com o movimento da correia, os íons são transferidos para a cabeça esférica do gerador.
Ao aproximar o bastão com uma esfera metálica da cabeça esférica do gerador, pela qual os dois servirão como eletrodos, sob determinada distância, ocorrerá uma transferência de cargas elétricas após o gás deixar de ser isolante para condutor criando um campo elétrico entre os eletrodos, criando um ruído devido ao aumento da pressão que produz uma expansão brusca e quando os elétrons voltam para sua respectiva camada de valência, emitem de volta a energia em forma de luz visível, no caso, numa freqüência azulada, esse fenômeno assim então chamado de descarga elétrica.
MATERIAL