A Tal Da Validade
28 de Junho, 2011 em Geral by Bianca de Neve
0
Há um tempinho me deparei com esse post aqui (em inglês) – dica de uma leitora – no The Polished Medic que falava sobre a validade dos esmaltes, especialmente da marca OPI.
A indagação que a menina fez é a mesma que muitas de nós temos: afinal, podemos usar esmalte “vencido”?
A Camila fez um post sobre o significado de vários símbolos que encontramos nos rótulos dos esmaltes importados e o mais comum/fácil de reconhecer é o da validade.
Esse símbolo do potinho com a quantidade de meses se chama PAO. É o Period After Opening (período depois de aberto). Ou seja, os meses ali designados começam a contar após a primeira vez que vocêabre a embalagem. (espero que as gringas não tenham a anti-higiênica mania de “testar” o esmalte na loja)
Fui dar uma olhada nos esmaltes nacionais e vi que a Risqué sempre teve o símbolo “green dot“, significa que ela contribui para programas europeus de descarte apropriado e reciclagem de materiais (e no Brasil não faz nada?). A Avon adicionou recentemente o símbolo “inflamável” nas suas embalagens, o nome é auto-explicativo.
Já é um começo, certo?
A validade dos esmaltes do Brasil não é representada da mesma maneira. Nós temos a data de validade dos produtos já definida, o modelo atual é composto, normalmente, pelo mês e ano do vencimento. Uma dica para certas empresas: não “carimbem” a validade na tampa dos esmaltes, pois o atrito do abre e fecha, faz com que ela se apague.
Aproveitem para anotar o 0800 da Colorama, não é sempre que conseguimos ler as letrinhas miúdas! ehaueau
Até mesmo os esmaltes importados que compramos nas lojas “oficiais” daqui possuem data de validade, geralmente um adesivo indicando até quando o produto deve ser consumido.
Bom, segundo a resposta da OPI (dada por Paul Bryson, diretor de pesquisa e desenvolvimento da marca) publicada neste link, o símbolo do PAO só foi inserido por normas da União Europeia, pois eles pedem que todos os cosméticos