Gerador de Cargas
Relatório Aula Prática
Gerador eletrostático
Componente:
Wigfran Nascimento de Lima
Março/2015
1. INTRODUÇÃO
Neste relatório serão explanadas algumas experiências práticas de eletricidade, visando validar os conhecimentos teóricos absolvidos em sala de aula. Para as experiências laboratoriais foi usado o Gerador de Van Graaff em três experimentos: O princípio do Funcionamento do Eletroscópio de Folhas; Descargas em Gases sob Pressão Atmosférica; O Poder das Pontas, Torniquete Elétrico. Será descrito individualmente cada experimento, suas ocorrências e motivação para tais fenômenos.
2. OBJETIVO
PROCESSOS DA PRIMEIRA PRÁTICA:
Para realizar esta prática de forma satisfatória, o aparato ilustrado na figura deve estar disponível em sua bancada. Verifique se a lista de itens abaixo está sob sua bancada.
Gerador eletrostático;
Esfera auxiliar de descarga;
Cuba cilíndrica;
Conexões elétricas preta e vermelha com pinos de pressão;
Eletrodo com gancho e lâmina de alumínio 10 mm x 180 mm (dobrada ao meio);
Tormiquete elétrico com pivô;
FIGURA 1: Aparato experimental usado no estudo
1º Experimento:
Atividade 1: O Princípio do Funcionamento do Eletroscópio de Folhas e a Distribuição de cargas
1. Quando o aparelho é ligado por alguns minutos e depois desligado como você pode justificar o observado em termos de distribuição de cargas?
Através do atrito entre a borracha da correia e as hastes de metais, no processo de rotação do motor, o sistema, que é interligado entre suas partes, fica carregado positivamente. Devido ao formato da cuba, toda a carga presente nela passa pelo lado de fora. Quando ela é eletrizada, as cargas presentes tendem a ser de mesmo sinal, sendo assim, elas se