Eletromecânica e automação
1. Objetivos Avaliar o controle e o desempenho de geradores de tensão alternada. Verificar a conversão eletromecânica de energia.
2. Motivação As máquinas rotativas que utilizam a conversão eletromecânica de energia para gerar tensão e fornecer energia elétrica têm como principais índices de mérito a regulação de tensão e o rendimento, que, de maneira geral, são parâmetros que caracterizam todos os equipamentos de potência 1. Como em todo gerador de tensão, há uma impedância interna que provoca, com a passagem de corrente, queda de tensão e perda de potência. É necessário medir esta impedância para prever o comportamento do gerador. Além disso, é importante verificar que a energia mecânica se converte em energia elétrica, e que todo processo de transferência de energia tem perdas.
3. Teoria
3.1 Resumo O circuito elétrico equivalente – (3.2) do gerador, em valores por fase, é representado por uma fonte de força-eletromotriz, controlável pela corrente de excitação, com uma impedância indutiva em série. Fig. 1. O ensaio em vazio e o ensaio em curto-circuito-(3.3) permitem calcular a impedância do gerador e estabelecer a relação entre tensão induzida e corrente de excitação. Fig. 2; eq. (1). A conversão eletromecânica de energia-(3.5) pode ser verificada no torque desenvolvido pelo gerador, que é um torque resistente, ou seja, contrário ao seu movimento.
1
No contexto das máquinas elétricas, a expressão equipamento de potência é utilizada em contraponto a uma outra classe: a dos equipamentos de sinal, nos quais os indicadores de desempenho mais importante são a fidelidade na conversão eletromecânica do sinal e a resposta em freqüência, ou seja, como esta fidelidade se mantém em todo o espectro (em freqüência) de utilização do equipamento.
2006
Geradores II
página 1 de 16
PEA 2211 – Introdução à Eletromecânica e à