descarga de capacitor
DESCARGA DE CAPACITOR
OBJETIVO
DETERMINAR R.C >
Compreender aspectos fundamentais sobre descarga de um capacitor através das resistências internas do multi-teste e do voltímetro analógico e assim mensurar o valor das tensões em função do tempo durante a descarga e visualizando o tempo de recarga do mesmo de acordo com o valor das resistências.
MATERIAL UTILIZADO
Papel milimetrado com escala logarítmica ( 01 folhas )
Capacitor de valor maior ou igual a 220 µF ( 01 unidade )
Resistência de valor maior ou igual a 10 kΩ ( 01 unidade ) Fio flexível com revestimento vermelho, com terminação tipo jacaré ( 01 un ) Fio flexível com revestimento preto, com terminação tipo jacaré ( 01 un )
ESQUEMA
Anexo ao relatório
TEORIA A capacidade de um capacitor armazenar carga elétrica é chamada de capacitância e sua unidade é o Farad. Um capacitor tem um Fared quando armazena um Coloumb ao ser aplicada uma diferença de potencial de 1 Volt.
1 Farad = 1 Coulomb/Volt
A carga de um capacitor pode ser descrita conforme a ilustração abaixo:
O capacitor descarregado inicialmente e a tensão está desconectada com a posição da chave “S” na ilustração. Ao ligar a chave “S” fechando o circuito a tensão irá carregar o capacitor e o que vai determinar a velocidade com que o mesmo será carregado é a tensão interna presente no voltímetro conforme a ilustração.
A descarga de um capacitor acontece quando a chave “S” volta a posição mostrada na ilustração acima e se os seus terminais forem conectados diretamente a descarga irá acontecer quase instantaneamente. Para