Desaparecimento sete quesdas do iguaçu
2733 palavras
11 páginas
CHAYANNE DESAPARECIMENTO SETE QUESDAS DO IGUAÇU
As Sete Quedas do Iguaçu era um dos monumentos naturais, chegava a rivalizar com as Cataratas do Iguaçu. Esse espetáculo da natureza recebia muitas visitas, pois era um atrativo turístico da cidade de Guaíra, que na época chegou a ter cerca de 60 mil habitantes. Em 29 de Outubro de 1979 o Governo Federal outorgou à Eletrosul, conforme decreto nº 84.126, a concessão para exploração do aproveitamento hidráulica em trecho do Rio Paraná, situado entre a Foz do rio Paranapanema, nos estados do MS e SP, e o Salto de Guaíra. O Salto de Sete Quedas (também chamado de Guaíra) era a maior cachoeira do rio Paraná, que desapareceu com a construção do lago da usina hidrelétrica de Itaipu. No entanto resquícios dela ainda aparecem, quando o nível de água da usina está baixo. Depois do desaparecimento das Sete Quedas, a população de Guíra é aproximadamente 30 mil habitantes. Várias areas da cidade (perto das quedas) foram alagadas e hoje consegue se ver apenas uma estrada que era o caminho para visitar as quedas. O fim das Sete Quedas representaram dois grandes impactos, o ambiental e o econômico. O impacto ambiental se deve pela intervenção do homem na natureza e o econômico pelo desmantelamento, extinção da atividade turística e a perda de grandes porções (áreas) de terras ocupadas pela agricultura.
2 CIDADE DE GUAÍRA E AS SETE QUEDAS
Guaíra é um município paranaense localizado na região oeste do Estado, com aproximadamente 560 Km² de área. Possui aproximadamente 29.664 habitantes, e situa-se a 680 Km da capital Curitiba, fazendo fronteira com os municípios de Terra Roxa, Mercedes e Altônia. Guaíra, nome dado pelos índios Guaranis, significa “lugar de difícil acesso”, ou “intransponível”.
A história de Guaíra é mais antiga que o próprio Brasil, uma vez que, durante a época do pré-descobrimento da América, a região já era habitada pelos índios Guaranis e Xetás. Em 1556, um povoado chamado de Ciudad Real del