desamparo aprendido
Aprendido
Desamparo aprendido é uma condição que pode ser imposta tanto para animais como para seres humanos, onde ele aprende a se comportar de maneira impotente e não muda sua resposta em relação à condição imposta, mesmo havendo oportunidade de mudança da situação vivenciada.
Como por exemplo, um conhecido experimento realizado em 1965 pelo psicólogo Martin Seligman.
O experimento é simples e para realizá-lo ele utilizou como cobaias seus próprios cães separando-os em dois grupos. Um dos grupos foi colocado em uma jaula na qual o chão estava conectado a uma corrente elétrica, que disparava de tempos em tempos pequenos choques, incômodos, mas de baixa intensidade. O outro grupo foi colocado em uma jaula idêntica, porém, havia um dispositivo aonde eles conseguiam desligar o sistema que provocava os choques facilmente.
Após um período inicial em que os cães ficaram acostumados às suas jaulas, Seligman mudou-os de ambiente, colocando-os em jaulas, com o mesmo sistema de choques, mas com uma barreira muito baixa, que qualquer um dos animais podia pular sem dificuldade.
Enquanto o primeiro grupo – que não podia controlar os choques – simplesmente não saiu da jaula, o segundo grupo – que conseguia desligar os choques – agiu naturalmente e pulou a barreira para se livrar do incômodo.
Ou seja, o primeiro grupo aprendeu que não podia fazer nada e se acostumou tanto com aquela situação que, quando foi transportado para outro local, com o mesmo incômodo, e já havia uma solução, a solução não era mais buscada. Os cães que ficaram no local aonde não podiam desligar os choques ficaram como que depressivos, pararam de comer ou comiam muito pouco, não brincavam e nem buscavam copular.
Conclusão
Os eventos que não podem ser controlados representam os estímulos aversivos, que ocorrem independente do comportamento do individuo,impedindo-o de tomar atitudes de fuga.
O individuo aprende que suas respostas são inúteis ou não são