SAÚDE DO TRABALHADOR E TERAPIA OCUPACIONAL
O terapeuta ocupacional atua na saúde do trabalhador principalmente com três enfoques:
Reabilitação e reeducação;
Prevenção de doenças;
Promoção da saúde e promoção social.
O profissional que atuará na área da saúde do trabalhador pode ser funcionário da empresa, prestar consultoria na área, assessorar, etc. Para atuar bem, o profissional precisa conhecer o posto de trabalho do funcionário, bem como sua jornada e a sua rotina diária no emprego.
Após esta análise poderá auxiliar na prevenção de lesões ou acidentes de trabalho, se for o caso. Com o reconhecimento profissional, as experiências e vivências adquiridas pelo terapeuta ocupacional nos serviços de reabilitação e psicossocial, tornou único o campo de uso e estudo de atividades que buscam compreender o indivíduo em todas as esferas de sua vida: trabalho, lazer, vida doméstica, social, etc.
Considerando-se a importância do trabalho e sua influência na vida de uma pessoa, a terapia ocupacional desenvolverá modelos teóricos e metodológicos de intervenção na área trabalhista enfatizando a prevenção coletiva. O terapeuta ocupacional poderá realizar atendimentos individuais ou em grupos, ações de vigilância para intervenção em situações inadequadas, atenção ao trabalhador portador de doenças ocupacionais. Após maior reconhecimento da profissão houve ampliação do campo de trabalho sendo incluído: saúde coletiva do trabalhador, ergonomia e psicodinâmica no trabalho.
A atuação do terapeuta ocupacional esta fundamentada na realização de análise das atividades dos trabalhadores e dos postos de trabalho para avaliação, elaboração e aplicação das atividades gerais e terapêuticas e adaptações. Podendo estender esta atuação para o uso da ergonomia ou a relação de exclusão-inclusão social do funcionário. As atividades terapêuticas e/ou gerais que um terapeuta ocupacional poderá realizar dentro de uma empresa respeitando cada indivíduo são:
1) Conscientização,