Sistema Operacional Linux Suse
Introdução
O Projeto OpenSuse é um esforço mundial que promove o uso do Linux em todos os lugares. O Projeto OpenSuse cria uma das melhores distribuições Linux do mundo, trabalhando junto num aberto, transparente e amigável estilo como parte de uma comunidade mundial de Software Livre e de Código Aberto.
Suse
A primeira versão oficial do Suse Linux foi o 4.2, lançado em maio de 1996, mas, como a numeração sugere, ela foi precedida por várias outras versões, que são hoje em dia consideradas não-oficiais. A versão "1.0", por exemplo, foi uma versão contendo pacotes de tradução para o alemão. Com o tempo, a distribuição abandonou o uso da estrutura e adotou o uso de pacotes rpm e da estrutura de arquivos de configuração, dando origem à distribuição que conhecemos hoje.
Apesar de oferecer um bom conjunto de recursos, o Suse sempre foi uma distribuição pouco usada no Brasil, devido ao fato de ser uma distribuição comercial, baseada na venda de caixinhas com as mídias de instalação e manuais impressos. Não existia nenhuma versão gratuita do sistema para download e não era permitido fazer cópias dos CDs (naturalmente, ninguém iria prendê-lo por distribuir CDs do Suse, mas a prática não era encorajada).
Isso mudou a partir do final de 2003, quando a empresa foi adquirida pela Novell, que abriu o código fonte e passou a recrutar voluntários para o desenvolvimento do sistema, dando origem ao OpenSuse, cuja primeira versão (o 10.0) foi lançado em outubro de 2005.
Como de praxe, a Novell oferece também o SUSE Linux Enterprise Desktop e o SUSE Linux Enterprise Server, versões comerciais do sistema, destinadas ao uso corporativo, que combinam os pacotes do OpenSuse com uma camada adicional de testes, serviços e suporte técnico. De certa forma, o relacionamento entre a Novell e o OpenSuse.
Conclusão
O principal destaque do OpenSuse é a boa combinação de facilidade de uso e