Linux
Para que o computador funcione e possibilite a execução de programas é necessária à existência de um sistema operacional.
O sistema operacional é uma camada de software entre o hardware e os programas que executam tarefas para o usuário.
O sistema operacional oferece diversos tipos de serviços: * Meios para que um programa seja carregado na memória principal e executado responsável pelo acesso aos periféricos de entrada e saída; * Sistema de arquivos: criar, escrever, ler, destruir e arquivos; * Criação de mecanismos de proteção entre usuários.
Características de funcionamento do sistema:
Monousuário / Multiusuário
Monotarefa / Multitarefa * Sistema monousuário - CPU somente pode ser utilizada por um único usuário por vez. Possui processamento centralizado. MS-DOS * Sistema multiusuário: permite que eu tenha mais de um usuário utilizando uma mesma CPU ao “mesmo tempo”, através de terminais ligados ao computador. Programa e os arquivos de dados estão em um único computador que gerencia o uso dos seus recursos. Unix, Windows, Linux * Monotarefa: Só consegue executar uma atividade de cada vez. Ex: MS-DOS * Multitarefa: gerencia a execução de mais de uma tarefa ao mesmo tempo, seja pela execução simultânea ou pelo compartilhamento do tempo entre as tarefas, dando a impressão de simultaneidade. Windows, Unix, Linux
Linux
O Linux é um sistema multiusuário e multitarefa, o que significa que várias pessoas podem trabalhar de uma vez, e que este é capaz de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Além disso, o Linux é um sistema operacional em constante evolução. Isto implica num eterno aprendizado por parte de seus usuários.
Quando se usa um computador em que o sistema LINUX foi instalado, a primeira coisa que se deve fazer é informar o seu login, e em seguida a sua senha, o que lhe dará acesso a todos os recursos disponíveis. Em geral, apenas o usuário denominado "root" tem acesso irrestrito a todo o