Desafios tecnológicos e gestão escolar
O profissional de hoje, precisa desenvolver várias competências para se manter no mercado de trabalho. Para desempenharem bem suas funções, precisam desenvolver habilidades e competências necessárias quanto a aprender a trabalhar em equipe, lidar com permanente mudança e alterações constantes, ser autônomo, criativo e flexível, além de estar em permanente formação mantendo-se assim sempre atualizado.
De acordo com Belloni (2006, p.43), a mudança acelerada e a globalização acrescentaram demandas crescentes com relação à educação necessária para o indivíduo enfrentar uma vida em sociedade:
O uso cada vez mais disseminado das novas tecnologias apresenta um cenário de desafios e pressões para a escola.
As tecnologias digitais de comunicação e informação, sobretudo o computador e o acesso à Internet, começaram a participar das atividades de ensino realizadas nas escolas brasileiras de todos os níveis. Em algumas, elas vêm pela conscientização da importância educativa que esse novo meio possibilita. Em outras, são adotadas pela pressão externa da sociedade, dos pais e da comunidade. Na maioria das instituições, no entanto, elas são impostas, como estratégia comercial e política, sem a adequada estruturação administrativa, sem reflexão e sem a devida preparação do quadro de profissionais que ali atuam. (KENSKI, 2004, p. 70).
Assim observamos uma concepção de que se vive hoje a era da revolução midiática, fundamentada nas tecnologias de informação e comunicação, redes sociais, telecomunicações e robótica, o que leva os