DESAFIOS DO PROFESSOR
Ao analisar artigos relacionados ao tema pude perceber que, em relação à educação e especificamente a escola, seu papel é fornecer conhecimentos sistematizados que permitam a assimilação de conteúdos, porém o autor critica a posição da escola de fazer com que os alunos adquiram uma enorme bagagem de conhecimentos que muitas vezes não são adequadas.
Temos que sintetizar o fato de que o conhecimento é ilimitado e não é suficiente que o individuo adquire uma enorme gama de conhecimento de uma só vez e indefinidamente para usá-lo por toda a vida, pois como reza o dito popular “é vivendo e aprendendo”, isto é, a cada novo conhecimento que adquirimos somos capazes de nos adaptar a um mundo repleto de mudanças.
Avanços e tecnologias.
O uso da tecnologia pode ser proveitoso no estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa.
Hoje os professores já podem dispor de vários recursos tecnológicos, como vídeos, animações, imagens e infográficos, para dar suporte às aulas, e estimula a pesquisa dos alunos na internet, com a orientação do professor sobre como encontrar a informação desejada de forma segura e a partir de fontes confiáveis. Entretanto, não são só benefícios que os dispositivos móveis trazem, assim temos que ficar atentos a utilizar esses recursos com responsabilidade.
Sabemos que alguns professores que detém um repertório de conhecimento amplo, porém não apresentam domínio do conteúdo e conseqüentemente não tem habilidades para ensinar.
A formação cultural também proporciona o conhecimento. Para aprender a fazer é necessário saber aplicar os conhecimentos adquiridos usando-os em situações distintas.
Para aprender a viver com os outros é necessário respeitar a opinião dos outros, saber ouvir e saber lidar com as diversidades, porém entendi que aprender a viver juntos é uma tarefa difícil, porque é nítido perceber em nossa sociedade a alimentação de