DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DE BIG DATA COMO ESTRATÉGIA
DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES: GERANDO OPORTUNIDADES E DESAFIOS,
UTILIZANDO-SE DE INFORMAÇÕES COLETADAS PARA OBTER VANTAGENS
COMPETITIVAS.
Autoria: Eduardo Alves Inácio, Francisco Dias da Costa Junior, Rubiana Rita
Mendes da Silva, Wilson Alves de Araújo.
Palavras-chave: Big Data, Inovação Estratégica, Tecnologia da Informação.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Atualmente na área de computação um dos nossos grandes desafios está na manipulação e no processamento de grande quantidade de dados gerada diariamente em vários domínios e aplicações como, por exemplo, da Web, redes sociais, entre diversos outros. Lidar com essa grande e crescente quantidade de dados, utilizando-se de tecnologias avançadas para sua armazenagem, tendo gestão, análise e visualização desses dados são os desafios que as organizações buscam explorar através do Big Data a fim de alcançar vantagens competitivas dentro de seu mercado atuante. Assim analisando as estruturas e os processos, é possível implementar adequações, por meio do Big Data, agregando valor aos processos internos e aos serviços oferecidos aos clientes.
PROBLEMA DE PESQUISA
Diante desse novo cenário globalizado que vivenciamos, o ambiente organizacional deve estar preparado para todas e quaisquer mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem cada vez mais rápido e imprevisível, exigindo ao ambiente organizacional planejamento, antecipação e respostas imediatas a tais mudanças. A Tecnologia de
Informação vem dispondo recursos a fim de oferecer suporte às decisões de negócios.
Nesse âmbito o objetivo do Big Data é auxiliar as empresas para que elas tomem as melhores decisões de negócio.
Através da análise de dados é possível obter o reconhecimento de desvios e padrões dentro de um determinado segmento, obtendo assim informações inteligentes para a vantagem estratégica.
Em 2013, a ISACA definiu Big Data como conjuntos de dados que são muito grandes ou com