Desafios da sociedade brasileira
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A cada tempo e contexto histórico, homens e mulheres atuam na sociedade segundo suas concepções do mundo ou ideologias, e assim, expressam sua maneira de pensar, sentir e agir, estabelecendo relações de poder.
Vivemos em tempos de globalização, tempos de guerra, em que a indústria bélica exibe seu potencial de destruição nos meios de comunicação social. Mas, também tempos de “guerras” pela paz no contexto mundial e de combate a fome em nosso país. Uma realidade histórica permeada de problemas e, ao mesmo tempo, de esperanças na construção de uma sociedade democrática e justa, onde as ações das pessoas poderão gerar a vida, e não, a morte.
Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria, o que leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.
2 DESENVOLVIMENTO
A escola, enquanto uma instituição social é um dos espaços privilegiados de formação e informação, em que a aprendizagem dos conteúdos deve estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico, ou seja, relacionada ao cotidiano dos alunos, desde o aspecto local ao global. Assim, ela além de possibilitar aos alunos a apropriação dos conteúdos de maneira crítica e construtiva, precisa valorizar a cultura de sua própria comunidade, contribuindo para o exercício de cidadania.
Assim, hoje um dos desafios da educação é a construção de uma prática pedagógica que valorize diferentes formas de vivências, expressões culturais, organizações sociais e reivindicações de diversos grupos ao longo da construção da sociedade brasileira.
A cultura brasileira em sua essência é composta por uma diversidade cultural, fruto de uma aproximação que se desenvolveu