Família e sociedade
SERVIÇO SOCIAL: FAMÍLIA E SOCIEDADE
Aline de Freitas da Silva
Bruna de Paula Nogueira Maidana Déborah da Silva Mendes
RA 414682
RA 418499 RA 418895
Sheila Brito de Moraes
Valdenice Aparecida Bezerra As Múltiplas Configurações Familiares
RA 411284
RA 418186
Prof.ª. Ana Lúcia Américo Antônio
Campo Grande – MS, 17 de Abril de 2013
A FAMÍLIA: CONCEITO E EVOLUÇÃO
Família é o grupo de pessoas que possuem grau de parentesco ou não entre si, que vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar. Com o passar do tempo este conceito foi se modificando. Após a Revolução Industrial, a família, nas décadas e 50 e 60 passou de uma estrutura de hierarquia para uma estrutura de igualdade, o homem não detinha mais o poder do mando e as mulheres começaram a tomar um espaço no mercado de trabalho sem a necessidade da autorização do marido.
A partir do século XX as mulheres passaram a ocupar uma nova posição dentro do grupo familiar, tornando-se “chefe de família”, a educação das crianças passou a ser exercida não somente pelos pais, devido à saída para as atividades profissionais, o número de separações e divórcios cresceu, e a igualdade passou a ser um pressuposto em muitas relações matrimoniais, com isso foram surgindo novos padrões familiares. Além do divórcio, a gravidez na adolescência e a homossexualidade também foram alguns dos fatores que deram origem à aparição das novas estruturas.
A família pós-moderna possui características diferentes das anteriores, agora não existe modelo único de família, podendo ser monoparental, reconstituída, tradicional ou um grupo de pessoas que escolhem por razões afetivas conviver com outras pessoas em determinado local tendo ou não criança, adolescentes, jovem ou idoso. Juntamente com essa