Alguns desafios da sociedade brasileira hoje: a questao da homofobia e diversidade sexual
PROFESSORA ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
Aula 1 O Serviço Social Enquanto Profissão Originada na Divisão Social do Trabalho da Sociedade Capitalista
EMENTA DA DISCIPLINA
A constituição e o desenvolvimento do Serviço Social e a influência das matrizes do pensamento filosófico nesse processo. A criação de escolas e o processo de institucionalização da profissão, frente ao cenário capitalista internacional e nacional, nas décadas de 30 e 40.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Compreender o processo emergencial da institucionalização do Serviço Social como profissão considerando seus aspectos históricos, conjunturais, estruturais e as diferentes construções teórico‐metodológicas até a década de 1940 na Europa, Estados Unidos da América e Brasil.
Debata com seus colegas o que o grupo compreende sobre o que é o Serviço Social.
1
SERVIÇO SOCIAL
Profissão de nível superior, cuja regulamentação foi atualizada pela Lei 8662/1993 e só pode ser exercida por um assistente social. Tem caráter interventivo e sua atuação na realidade social e embasada em princípios norteadores da profissão, são eles:
Defesa dos direitos humanos e sociais; Posicionamento em favor da justiça social e da equidade; Democratização do acesso aos bens e serviços relativos às políticas públicas e sociais; Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
É fundamentalmente interventiva, isto é, que visa produzir mudanças no cotidiano da vida social das populações atendidas – os usuários do Serviço Social. Política pública não contributiva, é dever do Estado e direto de todo cidadão que dela necessitar. Entre os principais pilares da assistência social no Brasil estão a Constituição Federal de 1988, que dá as diretrizes para a gestão das políticas públicas, e a Lei Orgânica da Assistência