Idosos
Dados apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que em 2025 o Brasil terá 64 milhões de idosos e que a sociedade e o governo devem estar preparados para essa nova realidade.
Atualmente o número de pessoas idosas não pára de crescer no país e já ultrapassa 10% da população total. O Estatuto do Idoso, legislação editada em 2003, estabelece que os censos demográficos brasileiros deverão incluir dados relativos a esse segmento da população.
Em torno de 71% dos idosos registrados conseguem ter independência financeira. Eles são responsáveis por uma renda anual de R$ 243 bilhões, um poder de compra nada desprezível. Apenas 5% dos homens e 23% das mulheres dessa faixa da população declaram-se em dificuldades financeiras.
A maior parte da renda percebida pelos idosos, em torno de 49%, é originária de ganhos da Previdência. Em seguida, 39% dos rendimentos, são provenientes de trabalho. Receitas advindas de aluguéis representam 7% da renda anual declarada.
Cuidados com a saúde
De acordo com a médica clinica geral Mariana Garcia, nesta fase da vida os cuidados com a saúde devem ser redobrados tanto para os homens como para as mulheres. Um sono tranqüilo, atividades físicas regulares e alimentação saudável devem estar sempre em primeiro plano. “É preciso sempre estar alerta. As mulheres com as doenças ginecológicas e para os homens os problemas relacionados com impotência. Se necessário for, é