Desafios da politica social no brasil
1326 palavras
6 páginas
É nescessario antes de analisar a Política de Assistência Social fazer um estudo mais aprofundado de sua trajetória. A Constituição Federal de 88 é portanto um marco inicial desse processo, porque começa a ver a assistência social como política social que, junto com as políticas de saúde e de previdência,integram o sistema de seguridade social no Brasil. Porem existe um legado de concepções, ações e tambem práticas de assistência social, que precisa ser retido para uma análise do movimento de construção dessa política social. A assistência social no Brasil é constituida, hoje, como um campo em transformação.Sai de um período em que o foco da compreensão da assistência social era dado pelas boas ações, a filantropia e o assistencialismo visando um clientelismo político para a se tornar um direito garantido por lei. Colocado desta maneira até podemos pensar que esta ocorrendo uma grande revolução neste campo. Porem, é preciso enteder que desde que da sua inscrição na Constituição Federal (1988), como sendo um direito social, até o uso efetivo desse direito por todos os cidadão, se faz nescessaria uma profunda mudança política e comportamental do nosso povo.
As transformações no campo da assistência social não se limitam só a essa importante mudança jurídica e política. Quis a sociedade, motivada por um ideal democrático e tambem descentralizador, que fosse incluido na Constituição Federal, como diretriz de organização dessa área, a descentralização entre outras coisas a participação da população no processo regulatorio. Apartir destas diretrizes resultou então uma ampla reestruturação institucional da assistência social no Brasil tendo como base a Lei federal n° 8.742, de dezembro de 1993 – Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Por consequencia desta lei foram excluidas, de forma extremamente rapida, todas as estruturas federais que durante varios anos representavam o forte da prestação de