Resumo do filme diamante se sangue
Diamante de Sangue conta a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex- mercenário do Zimbábue e Solomon Vandy (Djimon Hounson), um pescador da etnia mende. A força revolucionária unida está em busca do poder de Serra Leoa. Para financiar a guerra com o governo a FRU trafica diamantes retirados pela população que é escravizada. Solomon vê sua aldeia ser destruída pelos revolucionários. Em meio ao ataque, ele consegue salvar sua família, mas é capturado e levado como escravo para um campo de mineração de diamantes. Lá, ele encontra um diamante rosa e se arrisca a escondê-lo, mas é surpreendido por um integrante da FRU, no momento em que entregava a pedra para o integrante da FRU, ocorre um ataque do governo.
Solomon e todos os sobreviventes são presos, foi nesse momento que Solomon se separa de sua família e de seu filho dia, que foi recrutado a se soldado infantil da FRU. Quando Solomon está preso encontra o integrante da FRU que viu esconder o diamante rosa, o membro da FRU passa todo machucado para a enfermaria da prisão e vê Solomon preso, perguntado onde está o diamante, Solomon diz que não sabe.
Danny escuta aquilo e fica louco para saber onde o diamante está escondido, para ele o diamante seria a saída do continente africano. Em liberdade Danny procura Solomon, propondo que lhe mostre onde o diamante está escondido em troca de ajuda para que Solomon possa encontrar à sua família e seu filho. Solomon não acredita em Danny, mas sem saída aceita o acordo.
Para completar a história surge Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista norte-americana que está tentando reunir o máximo de informações sobre o tráfico de diamantes que são contrabandeados para os países ocidentais. Ela pretende desvendar o que realmente está por trás dos diamantes de sangue.
Maddy encontra Danny num bar de serra leoa, onde fica sabendo que ele trafica diamantes e não perde tempo e vai atrás dele na tentativa de colher informações