Desafio: disciplina: formação social, econômica e política do brasil
Período colonial: A formação do Brasil ocorreu pela descoberta das terras pelos portugueses, no inicio visaram à costa do Brasil como ponto de rota do tráfego marítimo, os portugueses viram que tinham que investir no material que havia na nova terra, e investiram na extração do pau-brasil. Após toda a extração do pau–Brasil, descobriram um solo fértil e começaram com o grande ciclo da cana-de-açúcar, levando assim grande riqueza a Portugal. Começaram a utilizar os índios e mais tarde explorar o trafego de negros africanos, para a produção dos canavieiros. A escravidão não era apenas um uso abusivo da exploração do trabalho escravo, o trafico de negros gerava riquezas para quem comprava e quem vendia a mão-de-obra barata. A formação política da época era dominada pelo império português e por grandes latifundiários. Com a queda nos preços do açúcar, muitos fazendeiros quebraram, e iniciara um grande ciclo que renderia muita riqueza para a coroa de Portugal, que foi à época do ouro-negro.
Transformações Socioeconômicas e crise do império.
O segundo reinado iniciou-se com dom Pedro primeiro. Houve uma grande transformação econômica que refletiu nas relações sociais e politicas existentes. O café tornou-se o principal produto provocando uma onda de crescimento econômico nunca antes visto no Brasil independente. Os colonizadores portugueses conseguiram transformar o Brasil em pais desenvolvido. Um pouco atrasado com relação à desistência do trabalho escravo, foi o ultimo a desistir, com pressões inglesas e leis que aboliam a escravidão.
Com a vinda da Família Real, e a lei áurea assinada pela princesa Isabel os negros ganharam a liberdade, tiveram direito de ir e vir, permanecendo presos no preconceito, além da desvalorização da mão-de-obra, eles não eram vistos como cidadãos. O preconceito só aumentava e até os dias atuais o negro é vítima de preconceito. Até quando vão viver sob uma