SERVIÇO SOCIAL PSICOLOGIA E A DITADURA
ACADEMICA: CLARICE AFONÇO SILVA MACIEL
RA: 8979229696
DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRIOCS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I
POLO: TAGUATINGA (DF) - FACNET
ABRIL/2015
DESAFIO PROFISSIONAL CURSO: SERVIÇO SOCIAL
ACADÊMICA: CLARICE AFONÇO SILVA MACIEL
RA: 8979229696
DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I
Trabalho Apresentado a Profa Especialista:
Valéria Rossi Lourenço
Das disciplinas: Fundamentos Históricos Teóricos-Metodologicos do Serviço Social II e Psicologia e Serviço social I ____ do Curso Serviço Social, para obtenção de nota.
POLO: TAGUATINGA (DF) – FACNET ABRIL/2015
Introdução
Este trabalho tem por objetivo retratar os tempos difíceis por quais passaram os profissionais e as profissões de Assistente Social e de Psicologia durante o período ditatorial (Ditadura), veremos as mudanças, os desafios enfrentados os movimentos e as conquistas que as profissões obtiveram.
Houve várias manifestações populares contra a repressão política e também vários marcos importantes aconteceram.
As profissões em questão buscaram e ainda buscam por uma igualdade social e também trabalham pela classe mais pobre em prol de uma sociedade mais consciente dos seus direitos que são estabelecidos pela própria Constituição Federal.
Durante o período ditatorial essas profissões se limitavam apenas a executar as políticas sociais nas comunidades, pois seus trabalhos eram dificultados pelo regime da época, por censuras, repressões políticas e perseguições.
Veremos entre outros como conquistaram seus espaços e que estão até os dias atuais procurando disseminar suas profissões.
As transformações que o período da Ditadura trouxe para a Psicologia
O regime militar (ditadura) trouxe muitos reflexos na educação e principalmente na formação do assistente social.
Alguns autores