Desafios cotidianos da pratica docente
A inclusão em sala de aula é a temática que consideramos interessante em relação aos desafios cotidianos da pratica docente.
Os casos de inclusão aumentam a cada dia, assim como surgem novas síndromes com as quais a sociedade precisa aprender a lidar.
Vamos imaginar uma sala de aula com muitos alunos, sendo que cinco deles com necessidades distintas. È desafiador para o professor explicar para um público tão complexo e diverso determinado conteúdo.
Acreditamos que o aluno de inclusão precisa receber um acompanhamento individualizado com acompanhamento de especialistas.
A inclusão é muito mais do que receber este aluno na sala regular e integra-lo em sala de aula e sim acompanhar o seu desenvolvimento certificando-se de que estudante está absorvendo o conteúdo e que a escola está contribuindo para o seu crescimento, não apenas na aprendizagem, mas também o preparando para a vida.
Cabe a escola definir o seu papel e suas possibilidades perante a inclusão estabelecendo quais são suas condições em relação a forma de ensinar e atender cada criança.
Aos professores cabe fazer a diferença e aprender a lidar com estas novas situações.
Somos todos iguais, mas com características e necessidades diferentes, acreditamos que cada criança é incluída de alguma maneira e a sociedade deve ter ciência e perceber o que cada um é capas de fazer por si e pelos outros.
Projeto Inclusão
Nome do projeto: Todos iguais, todos diferentes com a dinâmica das flores.
Público alvo: Primeira série do ensino fundamental.
Justificativa / fundamentação teórica: A infância é a fase essencial de a vida de todo ser humano, momento exato de estimular sentimentos e valores positivos que esses pequenos especiais seres trazem em si.
Vamos estimular a interação e o contato de todas as crianças, permitindo a troca de ideias, a expressão de emoção e o contato físico para auxiliar a inclusão em sala de aula.
Objetivos gerais e específicos: Com a dinâmica