Desafios comtemporâneos
CURSO DE DIREITO
EMILLY ANDRESSA NOLASCO RODRIGUES
NILZA BENÍCIA DE FREITAS NOBRE
CIDADANIA NA COMTEMPORANEIDADE:
DIREITOS E DEVERES
MOSSORÓ
EMILLY ANDRESSA NOLASCO RODRIGUES
NILZA BENÍCIA DE FREITAS NOBRE
Trabalho apresentado à disciplina de Desafios Contemporâneos e Cidadania Inclusiva, como requisito parcial para obtenção da nota da 2ª unidade.
Professora: Gislania Dias Soares
MOSSORÓ
2014
1. Considerações Preliminares
O presente trabalho tem por objetivo abordar o tema cidadania na contemporaneidade: direitos e deveres. Onde propriamente será relatado os autores citados: Noberto Bobbia, Max Weber, Immanuel Kant, Friedrich Engels; Consequências sociais obtidas na Constituição Federal Brasileira desde 1824 à 1988; Discussão crítica do artigo “Cidadania e direitos num mundo globalizado: algumas notas para discussão.” De Marcos César Alvarez.
2. Autores
2.1 Max weber:
Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas sociólogas da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. Estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública. Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes. Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar. Suas principais obras foram, “Política como vocação; Estudos sobre sociologia e religião”
2.2 Noberto Bobbio:
Noberto Bobbio foi um filósofo político, historiador do pensamento político e senador vitalício italiano. Na Itália dos anos 1940, mergulhada na Segunda Grande Guerra Mundial (1939- 1945), Bobbio fez parte do movimento de Resistência: ligou-se a grupos liberais e socialistas que combatiam a ditadura do fascismo.
Por suas idéias, o filósofo foi preso duas