serviço social
A autora inicia o texto trazendo o debate comtemporaneo acerca de uma nova questão social,bem como a necessidade de seu enfrentamento no marco das transformações da sociedade capitalista.
A questão social como diz castel,é um desafio que interroga,que poe em questão social a capacidade de uma sociedade. A questão social articula ao mesmo tempo estrutura e histórico tanto na sua origem como no seu processamento.
Ampiliando o arco de relações sociais da questão social,pode-se dizer que questões estratégicas e socialmente produzidas estão na base da politica como a estratégia de ação,quanto da teoria. A politica tenta resolver uma questão posta na esfera das relações sócias,conferindo,ou não,bens,serviços e direitos reivindicados por uma coletividade.
O documentário a ilha das flores ,de Jorge furtado produzido em 1989,é de uma rara profundidade que exprime toda a banalização a que foi submetida ao ser humano. Mostra a sociedade de consumo. A lamentável condição de sub-existencia dos habitantes da ilha das flores deixa as pessoas pasmas.
O documentário retrata uma questão social conforme no texto de potyara,pois as condições dos seres humanos,estão depois dos porcos. Mulheres e crianças que num tempo determinado de cinco minutos,garatem na sobra dos porcos sua alimentação diária.
A desigualdade social e toda perversidade de um sistema são provocados justamente por seres humanos que procuram viver de forma egocetrica e egoísta,figindo não ve a realidade das exploração do homem sobre o homem.
A noção de progresso é o anteparo usado pelo o filme para estabelecer uma solução insolúvel na sociedade capitalista. É uma provocação ao raciocínio imediatao,á propriedade privada,ao lucro,ao trabalho,á exploração,em relação ao progresso,e consequentemente tecnológico e ao desenvolvimento social e humano.
A pobreza