Desafio
Centro de Educação a Distancia
Atividade Pratica SupervisionadasDisciplina – Processos Gerenciais
Profª – Lincon Lopes
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
- 3809624944 - Tecnologia em Recursos Humanos
VALINHOS/SP
2012
Introdução
Nosso mundo é um mundo de organizações (ETZIONI, 1980). Nascemos, vivemos e morremos em organizações. Isso implica em dizer que, de uma forma de outra, praticamos e sofremos as ações gerenciais, uma vez que as organizações são o locus da administração. Mas o que faz a administração funcionar é o processo gerencial.
A administração é um processo. Este processo é feito em quatro etapas: planejamento, organização, direção e controle. Ora, como quem planeja, planeja alguma coisa, quem organiza também organiza alguma coisa e também quem dirige e controla também dirige e controla alguma coisa. O que a administração planeja, organiza, dirige e controla são todos os tipos de recursos. Não importa se esses recursos são ou não visíveis, como é o caso da tecnologia, se são humanos. O fato é que os recursos são o centro da preocupação da administração, são eles a razão de ser do gerenciamento.E o motivo dessa preocupação são que se os recursos não forem planejados, organizados, dirigidos e controlados, dificilmente os objetivos da organização poderão ser alcançados. Os recursos são escassos, não existem em abundância todos os que a organização precisa.
É por isso que se diz que administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos organizacionais para que seus objetivos tenham maior grau de probabilidade de ser alcançados. Note-se, portanto, que administração é um tipo de cálculo que visa maximizar o uso dos recursos organizacionais visando ao alcance dos objetivos pretendidos. É a administração, através do processo gerencial, que faz uma organização funcionar. O processo gerencial.
Etapa 1Importância do planejamento e