desafio x stress
Pode-se perceber muitos indivíduos participantes de uma organização mencionarem que é necessário um nível de estresse para impulsionar o alcance de seus objetivos e metas dentro de uma organização. O stress que ocorre neste momento é confundido com o desafio, este se sim se refere a instigação para o colaborador de uma organização realize algo, normalmente além de suas competências ou habilidades. No desafio o colaborador tem uma estimulação interna que aumente seu desempenho perante uma ocasião ou grande obstáculo que deva ser ultrapassado, enquanto que o stress gera uma estimulação excessiva que gera um colapso no equilíbrio do colaborador ocasionando uma queda no seu desempenho normalmente em conjunto com a ansiedade, medo e perda do controle emocional.
Portanto é de suma importância que uma gestão desenvolva mecanismos adequados para exercer uma “pressão” que maximize a produtividade sem que os colaboradores a sintam como estressantes. Contudo há diferença entre a percepção de cada indivíduo, onde uns podem encará-los como desafiadores e outros como estressantes. Desta forma para que uma organização possa atingir o maior nível possível de desempenho e produtividade exercido pelos colaboradores se faz necessário a implantação de uma gestão que saiba atuar com a pluralidade de sentimentos existentes em cada indivíduo.
Com esta reflexão foi possível concluir que cada vez mais é necessário que haja um melhor acompanhamento e condução nos processos existentes nas organizações. Este ambiente é permeado de conflitos e exigências em relação à produtividade, redução de custos, relações de trabalho onde juntamente com outras fontes de estresse na vida pessoal podem gerar um resultado organizacional inferior ao que sempre é esperado. Deve-se, portanto, impor uma postura de respeito aos processos de mudanças comportamentais nos trabalhadores em relação às mudanças organizacionais pretendidas como forma de se evitar o estresse negativo, uma vez que